Uma dança a dois, dançada a duas. Esse é o ponto de partida de Isis e Flávia. Ressignificar a dança de Gafieira, valorizando o corpo do Samba e suas histórias, mas trazendo também outros olhares e travando novos debates para essa dança. Para nós, a construção de uma dança em dupla não tem como objetivo uma performance estereotipada de gênero representada pelas figuras “cavalheiro” e “dama”.
Isis Lucchesi e Flávia Neves apresentam uma experiência corporal que perpassa por diversas danças, incluindo a Dança de Salão, em que se profissionalizaram. Atualmente são dançarinas, coreógrafas e professoras, especializadas no Samba de Gafieira. Propositoras da Alternância de Condução, desenvolvem uma metodologia de ensino que inspira as pessoas a aprenderem a conduzir e serem conduzidas, possibilitando a alternância de papéis durante a dança de modo fluído, valorizando a liberdade de escolha e experimentação dos papéis ocupados, sem desrespeitar a estética, estrutura e história do Samba de Gafieira. Com a ausência de papéis pré-definidos, buscam uma dança mais democrática e inclusiva.
Somos duas artistas independentes cariocas e sonhadoras, em busca de oportunidades profissionais.
Construir mais espaços de comunidade e diálogo entre a tradição e a contemporaneidade no Samba de Gafieira, que contribuam para o desenvolvimento de uma dança mais inclusiva e diversa, respeitando seu valor histórico e cultural.
1. Valorização do corpo como forma potente de conhecimento, comunicação, resistência e memória.
2. Comprometimento e desenvolvimento de um ensino disruptivo que promove a superação dos estereótipos de gênero na dança.
3. Reaproximação e construção de novas pontes entre o Samba de Gafieira e o Samba.
Responsável pelo financeiro, jurídico e marketing
Responsável pelo planejamento pedagógico e pela preparação técnica
ENSAIOS FOTOGRÁFICOS
CONGRESSOS | WORKSHOPS
CLIPES
PODCASTS | ENTREVISTAS